O Segredo para o Sucesso da Agricultura Orgânica   Parte 1
email to friend  Enviar isto aos amigos   Se você quiser adicionar este vídeo em seu blog ou em sua página pessoal, por favor, clique no seguinte link para copiar código fonte  Copiar código fonte   Imprimir
Parte 1 Play with windows media ( 51 MB )
Parte 2 Play with windows media ( 47 MB )

Apresentador: Olá, amigáveis espectadores, e bem-vindos ao Planeta Terra: Nosso Amado Lar.

Com um retorno para estilo de vida natural e sustentável, alimento orgânico, que é ambos saudáveis e benéficos ao ambiente, e benéficos ao ambiente, está se tornando mais importante ao redor do mundo. No programa de hoje visitaremos uma agricultura orgânica na Áustria. Este não usa fertilizantes químicos, pesticidas, ou fertilizantes de animais. E ainda, este cultivo colhe uma abundante colheita por todo o ano. Vamos conhecer Helmut  para descobrirmos como este é executado.

Mr. Helmut: Oi, sou Helmut da Áustria. Sou um cultivador orgânico e hoje eu gostaria de mostrar a vocês um pouco ao redor do meu cultivo.

H(m):O tamanho da lavoura é 1,7 hectare. Mas apenas usamos cerca de quatro mil metros quadrados desta terra. Temos cerca de 30 variedades diferentes de vegetais. E temos mais de 100 famílias, eles pegam caixas de vegetais desta lavoura, a cada duas semanas. Na média, por mês entregamos 150 caixas. Neste pequeno pedaço de terra, há cerca de 20.000 plantas crescendo todo ano.

Temos neve e chuva o suficiente aqui, mas a maioria da umidade está no inverno. Então no verão às vezes é muito seco e às vezes temos períodos de seis semanas sem chuva. Então encontrei alguma solução para este tempo seco. Coloco muita palha e grama cortadas no chão, e isto realmente funciona muito bem. Mostrarei isto a vocês depois. E no fim da estação, cobrimos todo o vegetal do jardim ou o vegetal da terra com palha. Assim o solo não congela no inverno. Isto significa que todo o micro-organismo ficará ativo por todo o ano.

Não é necessário usar nenhum estrume das vacas ou porcos ou seja o que for, ou algum fertilizante químico. O que os micro-organismos produzem naturalmente é totalmente suficiente para plantar vegetais. A única coisa é que esses seres, eles também precisam de comida, e damos este pela palha ou gramas cortadas.

H(m): Há um grupo de plantas onde o método da palha funciona muito bem. Na primavera quando limpamos o campo todo da palha, colocamos a palha em um terço do campo, no geral, e aqui plantamos essas plantas diferentes. Elas são abobrinhas, abóboras, physalis e dentro do estufa, pepino, pimenta e tomates. É muito fácil. A única coisa que precisamos é ter plantas grandes, assim elas não são cobertas pela palha. E colocamos a palha na superfície.

H(m): e fazemos pequenos buracos e colocas as plantas dentro. Certamente este método não funciona com cenouras, raiz de salsa, aipo, cebola, alho-poró ou repolho. Aqui temos que usar outro método. Temos que capinar algumas vezes, que não é muito difícil, e então finalmente trazemos para dentro as gramas cortadas entre as plantas. O efeito da palha é certamente muito bom; mesmo quando está muito seco no verão este permanece úmido debaixo. Isto podemos ver aqui. Quando você move isso, debaixo está de verdade completamente úmido, e  isto é muito bom para o solo. E certamente toda essa umidade também vai para a planta. E esta umidade nunca desaparece. Eu acho que este método é também muito bom para o Mediterrâneo ou áreas semi-desérticas. Você pode manter muito da umidade no chão, mesmo quando chove apenas uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos.

H(m): Você pode ver que está realmente úmido. É como se eu tivesse regado antes. Mas este é apenas a umidade natural do chão. A umidade vem sempre para cima e se você cobri-lo um pouco, então este não consegue desaparecer. Então vamos para o estufa e posso mostrar a você um pouco onde nenhuma água foi usada por três anos, e ainda está úmido dentro.

H(m): Aqui no estufa temos certo sistema de goteira de água para as plantas, pois caso contrário elas não sobreviveriam. Mas entre as fileiras temos palha para mantê-lo úmido. E nesta parte, por anos não há água. Mas posso mostrar a você  agora, se eu cavar lá, está totalmente seco aqui no topo mas  quando você desce, você consegue ver que o solo está completamente preto e parece úmido.

Apresentador: Planeta Terra: Nosso Amado Lar retornará logo depois dessas breves mensagens e Helmut demonstrará o único método de cultivação aplicado na sua lavoura orgânica. Por favor, fiquem ligados na Supreme Master Television. 

Apresentador: Bem-vindos de volta para Planeta Terra: Nosso Amado Lar aqui na Supreme Master Television. No programa de hoje, Helmut, um lavrador orgânico da Áustria introduz sua bem-sucedida tecnologia de agricultura orgânica.

H(m): Você pode ver que a grama está agora nesta caixa. E aqui são feijões. E este é assim, coloco a grama entre as fileiras. É importante não colocar muito na fileira assim não fica úmido ou fungo. Este é o suficiente. O solo está coberto e a água não consegue mais desaparecer. Certamente, depois de um tempo pode ser necessário vasculhar e capinar um pouco as ervas daninhas. Depois então, quinze dias, você consegue dificilmente ver qualquer coisa a partir da grama, pois todos esses animais que vivem no chão, eles já o decomporam e eles tiveram uma excelente refeição.

Então aqui você pode ver a terceira geração de feijões verdes. Eles estarão maduros no fim de setembro. O que você pode ver aqui, eu estava capinando essas filas por apenas meia hora, ou uma hora antes, e você consegue ver que o solo já está branco. Aqui, onde não capinei, você pode ver que o solo está escuro. Isto significa que a água ou a umidade está saindo do chão, está saindo do chão, e está desaparecendo na atmosfera. Aqui, está semelhante a ter palha. O sistema circulatório do solo é interrompido, assim a água e a umidade não conseguem ir para a atmosfera. O jeito de capinar é muito fácil, pois não é um grande esforço. Mostrarei a vocês agora. É como se estivesse trabalhando com uma vassoura. Você apenas vai na superfície, e é muito fácil. Não coloque nenhum esforço nisso. Apenas corte as ervas silvestres que está acima do solo, da raiz. E é isso. E em meia hora, ou uma hora, este também estará seco, e nenhuma umidade surgirá. Certamente mais tarde colocaremos também grama cortada nessas filas.

H(m): Se você tem um pouco de experiência e prática, você consegue fazer 100 metros quadrados em uma hora. Para uma família, quando você calcula os vegetais para uma família de quatro ou cinco pessoas, 300 metros quadrados de jardim é o suficiente. Certamente, isto depende em que área você está. Assim você pode facilmente produzir, com um esforço de entre meia hora e 1 hora por dia, todos os vegetais que precisa para sua família.

H(m): Agora mostrarei a vocês como produzimos as pequenas plantas. Temos dois tipos dessas folhas. Uma tem 77 buracos e outra tem 45 buracos. Os buracos menores são para todas as saladas, brassicas e plantas menores como erva-doce. E este é para abobrinha, abóbora, pimentas e tomates.

H(m): Então pressiono um pouco com os meus dedos.

H(m):Agora eu o cubro de novo.

H(m): Então isto é tudo. E agora faço pequenos buracos com meu dedo também.

H(m): Agora colocamos as sementes de um em um.

Supreme Master Television(m): Que semente é essa?

H(m): Este é uma nova salada, que é um pouco resistente ao frio e pode ser colhido até dezembro se o inverno está muito frio.

H(m): Então agora o cobrimos um pouco, pressione um pouco e é isso. Finalmente colocamos um pouco de água no topo. E entre três ou quatro dias já deveremos ver alguma coisa. Está bem, e aqui você pode ver a planta chicória plantamos duas semanas atrás e elas já estão prontas talvez em dez dias para plantá-los fora. O plantamos muito tarde no começo de agosto pois eles são resistentes ao frio, um pouco ao menos. E podemos colhê-los no fim de Setembro até os meados de novembro.

H(m): Há um ditado na nossa área e eles dizem, “Uma vez capinando é melhor que duas vezes regando”. E isto é realmente verdade, fiz esta experiência. Quando você capina, então a água permanece no chão assim não precisa regar as plantas. Mas certamente toda esta experiência eu fiz aqui, norte de Alpes. Temos chuva o suficiente. Não temos nenhuma experiência de como poderia ser no sul ou em áreas semi-deserto. Mas eu acho que quando posso usar palha ou gramas cortadas, este também seria uma colheita muito boa. Abobrinha, abóbora, pimentas ou tomates, ou todas essas outras frutas, que gostam de áreas mais quentes, elas conseguem crescer muito bem sob essas condições.

Apresentador: Obrigado por se juntar a nós hoje em Planeta Terra: Nosso Amado Lar. Nossa apresentação é exibida toda quarta-feira na Supreme Master Television. Na próxima semana, continuaremos a introduzir as técnicas de lavoura orgânica do Sr. Helmut para uma abundante e nutritiva colheita. A seguir, fiquem ligados para Entretenimento Iluminador, lodo depois de Notícias de Destaque. Que a Providência conceda bênçãos de paz e felicidade na sua vida.