email to friend  Enviar isto aos amigos   Se você quiser adicionar este vídeo em seu blog ou em sua página pessoal, por favor, clique no seguinte link para copiar código fonte  Copiar código fonte   Imprimir

Aquecimento global ameaça inundações dos derretimentos glaciais em Butão.

Conforme a geleira Thorthomi perto de Punakha Dzong, Butão é notada pelos cientistas por estar derretendo rapidamente devido à mudança climática, grave preocupação está agora sendo expressa sobre a ameaça de uma inundação do lago glacial, que é causada por uma repentina e grande liberação de água contida sob uma geleira.

Dowchu Dupka, Engenheiro com o Ministério Butanês de Geologia e Minas: As pessoas o chamam tsunami do céu. Se toda essa geleira derreter, o que o fará no curso do tempo que poderia criar o pior cenário.

Karma, residente de aldeia butanês: Quando vem a mim, posso ser capaz de fugir mas nos preocupamos por nossos parentes idosos que podem não estar em uma posição de escapar imediatamente. Quando eles falam sobre a provável chance de rompimento do lago, eu fico aterrorizado.

Dzongpon Ugey, agricultor butanês: Quando eu construí esta casa dois anos atrás, nenhum perito de fora visitou esta área e então eu não estava ciente dos perigos da inundação. Agora que eu conheço o perigo, eu realmente me arrependo de tê-lo construído aqui.

Dowchu Dupka, Engenheiro com o Ministério Butanês de Geologia e Minas: O plano é instalar sensores na fonte aqui bem como um pouco a jusante que daria tempo suficiente que daria tempo suficiente para os assentamentos ou para as pessoas evacuarem

Tal evento destruiria o centro histórico, administrativo e religioso do distrito de Punakha, incluindo o sagrado templo monástico budista Punakha Dzong. Além disso, florestas e antigas aldeias jusante do lago sofreriam o impacto de uma corrida avassaladora da água do rio devido ao chamado “tsunami de montanha”. De acordo com um relatório publicado pelo Centro Internacional para Desenvolvimento de Montanha Integrado e o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), 24 dos 2.674 lagos glaciais no Butão estão em risco de rotura, com outros peritos dizendo que as geleiras do Butão estão recuando em média 30 metros cada ano. Em um esforço para proteger o povo butanês, o governo contratou a Corporação Sutron baseada nos EUA em abril para instalar um sistema de alerta precoce de inundação do lago glacial para a região do distrito de Punakha.Oramos pela segurança de Punakha Dzong e de todos os aldeões butaneses deste belo e especial lugar. E que nós rapidamente revertamos esses prejudiciais efeitos aquecedores através de nossas ações conscienciosas para existir harmoniosamente com o meio ambiente.

Em uma entrevista de agosto de 2008 da Rádio East Coast FM da Irlanda, como em prévias ocasiões, Suprema Mestra Ching Hai falou das decisivas ações necessárias para evitar tais previsões de calamidade de aquecimento global.

Suprema Mestra Ching Hai: De acordo com estes cientistas, quaisquer que eles profetizaram ou prescreveram sobre a nossa situação critica, este é preciso até 99%. Eles querem que nós mudemos o modo de viver das nossas vidas ao cortar as emissões de CO2. E a maneira mais fácil que os indivíduos possam fazer, sem um monte de protocolo e tumulto, é ser veg. Agora está realmente crítico, assim como nós temos testemunhado desastre do mundo inteiro, devido a mudanças de clima. Nós ainda temos tempo, ainda temos pouco tempo para mudar o curso do destino, obrigada população vegetariana, membros antigos e novos que reduzem a retribuição cármica em um período de tempo curto. Contudo nós temos alargado o prazo final antes do ponto sem retorno. Mas não é muito. Precisamos mudar isso rápido para prevenir mais danos a Terra e bem como a perda de mais vidas e recursos.