Transmissão de Conferência SOS Ao Vivo! Seminário sobre o Aquecimento Global com a Convidada Especial, Suprema Mestra Ching Hai    Parte 2
Parte 1 Play with windows media ( 88 MB )
Parte 2 Play with windows media ( 97 MB )
Parte 3 Play with windows media ( 105 MB )
Parte 4 Play with windows media ( 86 MB )
Parte 5 Play with windows media ( 89 MB )


Perguntador: Mr. Roland Jung (Conselheiro dos Assuntos da Ásia para o Partido Democrático dos EUA.)

Mr. Roland Jung : Bom, antes de tudo, é um prazer conhecê-la, Suprema Mestra Ching Hai. Eu gostaria de fazer perguntas a você sobre o aquecimento global. Estamos muito cientes que os hábitos diários da humanidade e as mudanças do Sol estão afetando o clima da Terra em muitas formas. É previsto que em 2010, o clima da Terra sofrerá uma gigantesca mudança devido a uma grande explosão de uma mancha solar.

Também é previsto que a aridez do lado meridional da China resultará em crises mundiais, Londres está muito frio, o clima causará falta de petróleo é tipo uma crise do petróleo. Então, parece que há uma necessidade para conscientização e mudanças em nível mundial em termos de aquecimento global. Eu gostaria de pedir a sua opinião e uma mensagem a respeito disso. O que você acha que precisamos fazer como preparação

Suprema Mestra Ching Hai: Obrigada Sr. Jung Contra essa grande eclosão de calamidades, o único refúgio que podemos tomar é na graça do Paraíso, sendo virtuoso, sendo misericordioso, sendo um verdadeiro fiel de Deus e rezar pela graça de Deus. Assim podemos ser salvos.

Você vê, devemos começar a mudar nossa forma de viver agora. Temos que mudar. Nós temos que. Essa é a única forma que podemos salvar a nós mesmos e o planeta, e o mundo todo e todos os seres da Terra. Pois como é dito na Índia antiga, “qualquer nação que produza 10 grandes pessoas honradas aos olhos do Paraíso não conhecerá a destruição.

E qual é o significado das 10 grandes personagens? Isso significa que a pessoa é verdadeiramente um ser humano, ele é misericordioso, ele é espiritualmente elevado e ele é incondicional, abnegado e está servindo os outros e lembrando Deus.

Mas estamos um pouco longe para chegar nesse nível. Então, se realmente queremos salvar o mundo, essa é a única coisa que precisamos fazer. Senão, mesmo se escavarmos um buraco na montanha ou abaixo do chão para ficar longe do calor do sol, ou subirmos na montanha para evitar a subida do mar, existirão outras calamidades que irão cair sobre nós.

 
Qualquer um que tenha qualquer crença em qualquer religião deveria estudar suas escrituras novamente, e fazer exatamente o que é comandado nelas.

 
Suprema Mestra Ching Hai: Obrigado senhor, obrigado por fazer uma boa pergunta. Isso tudo porque “Conforme você semeia, assim você deve colher”, todas as religiões nos dizem isso. Então agora voltamos para o antigo ditado da Índia que 10 pessoas que são virtuosas podem salvar uma nação. Agora, como fazemos isso? Bom, nas antigüidade, as nações eram menores do que agora. Nesse caso, 10 pessoas em cada país deveriam ser o suficiente.

Mas para nossa grande comunidade de hoje em dia, precisamos de mais de 10 pessoas em uma comunidade. Eu diria que isso depende da população também. Agora tome por exemplo Nova Iorque. A cidade equivale a uma nação dos tempos antigos. Em Nova Iorque provavelmente precisamos de milhões de pessoas para serem virtuosas, corretas e espiritualmente elevadas, para salvar Nova Iorque.

Então acho que precisamos fazer mais rápido do que estamos fazendo agora. Estou contente que os governos estão fazendo algo e todas as celebridades, todas as pessoas famosas e organizações como vocês estão hoje, estão preocupados e tentando impulsionar todas as ações vitais para salvar o planeta, para parar o aquecimento global. Estou feliz com isso, mas talvez deveríamos mover mais rápido e tomar mais ações.
 

Dieta vegetariana

-em primeiro.

Energia ecológica

-em segundo

Todos trabalhando juntos para serem frugais, e proteger o ambiente e os animais. Isso não é tão difícil. É apenas o hábito que temos que mudar, só isso. Obrigada.
 
Perguntador: Mr. Suzuki Minoru.(Presidente da companhia ambiental PGS Inc.,Japão)

Mr. Suzuki Minoru: Para aumentar o grau de conveniência, Japão desenvolveu embalagens descartáveis. Quando esses são queimados, liberam uma grande quantia de dioxina, poluindo o ambiente. Até agora você tem fornecido muitas soluções para o aquecimento global ao redor do mundo. Por favor, conte a nós sua solução a esses assuntos.

Suprema Mestra Ching Hai: Obrigada por perguntar, senhor. É uma pergunta muito boa. Não é apenas no Japão, mas muitos países têm esse problema. Entretanto, em muitos lugares já há proibição no uso de sacos plásticos e muitas lojas de conveniência, por exemplo, dos EUA, eles já estão tentando limitar o uso de embalagens nocivas.Então acho que esse é um começo muito bom, e talvez devemos impor uma proibição um pouco mais estrita nessas substâncias prejudiciais. Talvez possamos usar papel no lugar, algo mais descartável, algo mais eco-amigável. E é claro, o governo e os indivíduos precisam colaborar para isso.

Precisam ter vontade. Eles precisam entender o efeito prejudicial do uso dessas embalagens. E nós mesmos temos que mudar. Mesmo se o governo não impor qualquer proibição, nós como indivíduos devemos prestar atenção.

Deveríamos usar algo menos tóxico, e deveríamos usar nossa própria sacola de compras em todo lugar que vamos, para minimizar todo o efeito que podemos, o efeito prejudicial ao planeta. Obrigado, senhor.

Perguntador:  Mr. Kim Jung-Gi.(repórter de notícia para SBS TV’s Future & Vision Desk. na Coréia)

Mr. Kim Jung-Gi: Boa noite. Tenho apenas uma simples pergunta. Visto que estamos falando sobre o aquecimento global essa noite, minha pergunta é: se você olhar os anos recentes, tem havido um aumento no número de catástrofes naturais. Por exemplo, na semana passada aconteceu um desastre na China e o ciclone em Mianmar e uma grande onda de calor na Espanha, entre outros. Minha pergunta é, na sua opinião pessoal, tudo isso é causado pelo aquecimento global? Se é assim, por que tanto aumento comparado ao passado? E gostaria de ouvir seus pensamentos. Obrigado.

Suprema Mestra Ching Hai: Ok, sim, Sr. Kim. De acordo com a pesquisa e relatórios dos cientistas da ONU, 9 entre10 desastres são por causa do aquecimento global. É claro que você sabe sobre isso porque você é um jornalista. Mas eu sei que você está fazendo essas perguntas para esclarecer o público. E, você vê, temos mais desastres hoje em dia, e isso entristece muito meu coração. E continuo tentando dizer a todos para minimizá-los. Do ponto de vista individual, 
 
fique longe dos produtos animais,
plante árvores,
use energia sustentável.
São apenas três passos na verdade.

Espero que todos ainda escutem, e ainda farão isso. E obrigado pela sua preocupação, Sr. Kim.

Perguntador: Hyun-Jung Berger (Violoncelista mundialmente renomado vivendo na Alemanha)

Hyun-Jung Berger: Até onde sei, muitas pessoas na Europa são vegetarianas, para proteger os animais. E pelo ambiente, as pessoas tentam não dirigir os carros e não viajar de avião. E você está dizendo que precisamos ser vegetarianos pelo ambiente

Será que isso pode ter uma influência? E para salvar a Terra, quantas pessoas precisam se tornar vegetarianas

Suprema Mestra Ching Hai: Ok, alguns meses atrás, quando Supreme Master Television pediu a minha opinião sobre uma pergunta similar, eu disse a eles que pelo menos metade da população do planeta deveriam ser vegetarianos, para que pudéssemos interromper ou parar o aquecimento global no estágio atual. Mas agora, pelo menos dois terços da população, se contarmos somente com isso.

Se contarmos somente com o vegetarianismo, dois terços da população deveriam ser vegetarianos e então podemos parar o aquecimento global no estágio atual. E então a Terra, o planeta irá se recuperar. Lentamente ou rapidamente, depende também de alguns outros fatores, como bênção do Paraíso, esforço humano, a cooperação entre nações e pessoas. Sim.
 
Quanto mais atrasamos, maior o número de vegetarianos que precisamos.

Mas agora, se tiver alguém nos escutando, nós devemos parar todas as matanças.

Seja a morte de humanos a morte de animais. Devemos parar de uma vez. Assim podemos parar a mudança climática, e depois podemos ter algum tempo para ajudar o planeta a se recuperar, e podemos desenvolver alguma tecnologia mais nova para ajudar a enfrentar, para ajudar a nos adaptar com o novo ambiente, o novo clima.
 
Perguntador: Acarya Shubhacintaananda Avadhuta.(Presidente da Sociedade de Assuntos Ambientais EastAsia de Anandanarga da Índia)

Acarya Shubhacintaananda Avadhuta: Então, a mudança climática terá um impacto na psicologia humana? Ou a compreensão do ser humano irá melhorar e se elevar com esta mudança

Suprema Mestra Ching Hai: Senhor, isto é o que espero e você sabe, assim como depois de todos os grandes desastres, tudo depende no que eles estão fazendo agora. Na verdade, espero que não haja nenhum desastre. Espero que não haja esse depois. Espero que os seres humanos decidam parar agora todos os hábitos desnecessários com que eles têm vivido e mudar para um estilo de vida melhor, um estilo de vida mais nobre. Assim, não temos que nos preocupar a respeito das conseqüências. O clima mudará para melhor, iremos viver; ainda teremos este planeta, e eles se tornarão mais sábios e melhores, mais virtuosos e mais abençoados, e a paz irá reinar na Terra por muito, muito tempo.

Dr. Cho Keal-Ye. (Professor da Literatura Alemã da Universidade Nacional Chonnam na Coréia do Sul.)

Dr. Cho Keal-Ye: Olá, Suprema Mestra Ching Hai. Dou aula numa universidade e tenho discussões nas minhas classes sobre as questões ambientais. Neste ano, forneci os estudantes mais informação sobre o atual aquecimento global.

A maioria dos estudantes estavam sinceramente chocados e surpresos, mas esta emoção não estimulou os estudantes a fazerem algo. E o público em geral parece mostrar a mesma reação. Parecia como se eles estavam aprisionados dentro de uma casa que pegou fogo sem reconhecer isso.

É doloroso ver eles sendo tão indiferentes assim. Eles estão ocupados ganhando o seu pão. Mestra, como podemos ajudar essas pessoas para saírem desta casa que pegou fogo e tentar extinguir o fogo do aquecimento global? Por favor nos guie na direção correta assim podemos fazer mudanças sábias. Obrigada.

Suprema Mestra Ching Hai: Obrigada, Sra. Cho. O sentimento que você tem, entendo muito bem pois isto é o que eu experimento também e isto é o que me mantém acordada de noite. A própria vida aqui é feita de problemas, é feita de pressão, e por isso estamos todos muito ocupados com a inquietação mundana diária. Então, não é fácil para que todos tomem um tempo para pensar no cenário mais amplo, como a sobrevivência do planeta, a existência do mundo inteiro com respeito a mudança climática.

Os hábitos profundamente enraizados que a humanidade adquiriu vida após vida como também nesta vida, e a sociedade de forma geral freqüentemente encoraja mais as pessoas na direção oposta do rumo que deveríamos ir. Mesmo assim, não desista dos seus estudantes.

That’s why the Supreme Master Television broadcasts all this information. We can only give people information and the solution to the problem but they are the ones who have to choose. You see,I would have very much liked that everyone changed immediately overnight to a vegetarian diet,leading a more virtuous,peaceful co-existence with all beings,so that we don’t have to worry anymore about climate change or future disasters.

É por isso que a Supreme Master Television transmite toda esta informação. Podemos dar informação às pessoas e a solução para o problema, mas são eles que têm que escolher. Olha, eu adoraria se todos mudassem imediatamente do dia para a noite para uma dieta vegetariana, levando uma co-existência mais virtuosa, pacífica com todos os seres, para que não tivéssemos mais que nos preocupar sobre a mudança climática ou desastres futuros.

E seja o que for que temos renunciado nós poderemos nos erguer daqui. Mas esta não é uma tarefa fácil. Entendo você muito bem mas por favor continue tentando.E mesmo se eles não escutarem,tudo bem.Não há muito mais que possamos fazer, podemos apenas tentar o nosso melhor. E tudo o que afeta a humanidade, afetará a todos nós, e temos de suportar isso mutuamente. Teremos que suportar isso juntos, não importa o que aconteça.Teremos apenas que estar em alerta com eles, com a humanidade inteira. Fazemos o que podemos até o ultimo minuto da nossa vida. Obrigada, Dra. Obrigada pelo seu amor. Precisamos de mais pessoas como você.
 
Final da Parte 1.


 
 
Conferência sobre Mudança Climática com Suprema Mestra Ching Hai
Suprema Mestra Ching Hai e o Meio Ambiente
Videoconferência com a Suprema Mestra Ching Hai e equipe de TV
Palestras de Encontros Internacionais em 2008 e 2009
Culinária Simples e Nutritiva com a Suprema Mestra Ching Hai
Respiratorianos
O Rei & Cia.
Listas de Aforismos
Lista Prêmio do Mês
Listas Construtivas
Listas de Paz e Liberdade
Aforismos da Suprema Mestra Ching Hai
Prêmio Brilhante Liderança Mundial